ALOPECIA AREATA

A Alopecia Areata é uma doença autoimune que provoca queda capilar, habitualmente antes dos 40 anos, sem predileção por sexo.  Atinge principalmente o couro cabeludo, mas pode acometer qualquer área pilosa. Pode surgir de forma súbita, com aparecimento de áreas sem pêlos, sem qualquer sintoma (coceira, dor, inflamação). Há formas limitadas, com poucas lesões, no entanto em alguns pacientes a doença leva a queda total dos pêlos do corpo. Os fatores emocionais, traumas físicos, quadros infecciosos podem desencadear ou agravar.

A evolução é imprevisível, existindo casos de melhora espontânea e recuperação total, mesmo sem tratamento, enquanto que outros indivíduos, pioram a despeito do tratamento adequado.

Na maioria das vezes o  diagnóstico é baseado no exame físico e na tricoscopia, sendo realizada biópsia apenas em casos de dúvida. Podem ser solicitados exames laboratoriais, quando se suspeita de outras condições associadas, sendo mais frequente as tireoidopatias autoimunes.

Em virtude da importância estética que a presença dos cabelos impõem a imagem do indivíduo,  a alopecia areata, sobretudo em formas mais extensas, causa repercussões psicológicas consideráveis, afetando a autoestima, e levando a desenvolvimento de transtornos depressivos.

Referências

Ramos PM, Anzai A, Duque-Estrada B ,Melo DF , Sternberg F, Santos LDN, Alves LD,  Mulinari-Brenneri F. Consensus on the treatment of alopecia areata – Brazilian Society of Dermatology. An Bras Dermatol. 2020 Nov-Dec; 95(Suppl 1): 39–52.