MIÍASE

As miíases são doenças causadas por larvas de moscas. As larvas tanto podem invadir um tecido normal (miíase primária),  quanto podem depositar os ovos em feridas na pele, cavidades ou, ainda, os ovos serem ingeridos habitando e se desenvolvendo no intestino (miíase secundária).

O quadro clínico depende da forma de apresentação:

– miíase primária: as larvas invadem um tecido normal e formam um nódulo (caroço) que se assemelha a um furúnculo com um orifício central. Geralmente há dor de intensidade variável, sobretudo se ocorrer infecção bacteriana associada.

– miíase secundária cutânea: também chamada popularmente de “bicheiras”, as moscas-varejeiras depositam seus ovos em úlceras (feridas abertas), fazendo com que as larvas se desenvolvam posteriormente.

– miíase secundária cavitária: ocorre quando os ovos são depositados em cavidades como o nariz, ouvidos ou na cavidade orbitária (olhos).

– miíase secundária intestinal: o paciente ingere as larvas em alimentos contaminados.

O tratamento de escolha para as as formas cutâneas é a remoção das larvas, podendo ser realizada a nível ambulatorial ou hospitalar, dependendo da extensão do comprometimento cutâneo. O tratamento da miíase secundária intestinal é um desafio, sendo necessária a prescrição de medicamentos orais.

Para evitar a miíase é de fundamental importância a higiene do corpo, cuidado com as feridas que devem ser limpas e cobertas e com os alimentos (lavar os alimentos crus antes de ingerir e não deixar expostos no ambiente).

Paloma Fernandes de Oliveira

Aluna do  7º período do curso de Medicina