Trata-se de uma técnica de injeção de medicamentos na pele idealizada por um Dermatologista brasileiro, o Prof. Dr. Samir Arbach, publicada em 2013 (Surg Cosmet Dermatol 2013;5(1):70-4).
Para execução desse método, é utilizado um aparelho com uma ponteira descartável microagulhada. Em movimentos muito rápidos as microagulhas, ao mesmo tempo que fazem micro orifícios na superfície da pele, entregam as medicações.
A técnica pode ser utilizada para tratamento de várias situações como: alopecia androgenética (calvície) masculina e feminina, outras causas de queda de cabelo, melasma, leucodermia solar, estrias, pode ser utilizada ainda no prejuvenation e no tratamento do envelhecimento cutâneo.
Tem a vantagem de ser de fácil e rápida execução, pouco dolorosa, sem necessidade de afastamento do trabalho e permitir a aplicação de vários medicamentos de uma só vez, diretamente na pele. Quando o medicamento é aplicado através de MMP, a concentração que o ativo atinge na pele é maior que quando ingerido, e menos doloroso que quando injetado com seringas.
Autora:
Luciana Gadelha
CRM PB 4644
RQE 2551