Consiste na aplicação de substâncias injetáveis na pele com o objetivo de suavizar rugas e cicatrizes, corrigir assimetrias, reposicionar estruturas conferindo um aspecto mais jovem ao paciente.
Na última década, as técnicas de preenchimento sofreram grandes mudanças, em virtude do avanço do conhecimento na anatomia tridimensional da face e melhor compreensão do mecanismo de envelhecimento.
Inicialmente, os preenchedores eram colocados apenas no interior dos sulcos e rugas, atualmente, são injetados sobretudo em pontos específicos com o objetivo de restaurar volume, reposicionar e sustentar estruturas que se deslocaram com o envelhecimento. Além disso, ocorreu uma evolução dos produtos que se tornaram mais purificados e seguros. Sem dúvida o ácido hialurônico é o preenchedor mais utilizado no mundo. Existem várias marcas no mercado, com tamanhos de partículas, viscosidade e densidade diferentes.
A escolha do(s) produto(s) ideal(is) é feita pelo expert injetor (Dermatologista ou Cirurgião Plástico) e depende da área a ser tratada e do objetivo a ser atingido. O número de seringas varia de paciente para paciente, da quantidade de regiões a serem tratadas e do grau de envelhecimento.
Autora:
Luciana Gadelha
CRM PB 4644
RQE 2551