PSORÍASE

É  uma  doença inflamatória crônica da pele e das articulações, imuno mediada, de base genética, com grande polimorfismo clínico, caracterizada por lesões descamativas de caráter recidivante. A depender do tipo/grau pode interferir na qualidade de vida do paciente.

Apresenta ocorrência universal , em ambos sexos , podendo acontecer em qualquer idade. Em um indivíduo predisposto, alguns fatores podem desencadear ou agravar a psoríase como: traumas de naturezas diversas (físico, químico, elétrico, cirúrgico, psicológico), infecções bacterianas e virais, medicamento,  estresse e o tabagismo

As lesões são descamativas e podem acometer qualquer região do corpo. As unhas também podem ser afetadas, podendo haver descolamento, surgimento de manchas, estrias longitudinais e destruição total das mesmas.  Alguns pacientes podem apresentar acometimento articular, que se inicia como rigidez das articulações ao acordar, ou seja, dificuldade de flexionar as articulações, além de dor. É de fundamental importância o diagnóstico precoce do acometimento articular para evitar deformidades e sequelas futuras.

Muitas vezes, em virtude das lesões serem bem características, não é necessário solicitar exames para confirmar o diagnóstico da psoríase. Quando existem dúvidas, a biópsia da pele pode ser realizada.

O tratamento é indicado de acordo com a forma clínica e extensão da doença, sendo possível a prescrição de medicamentos tópicos, orais, injetáveis e fototerapia.

Os portadores de psoríase apresentam um maior risco de doenças cardiovasculares, sobretudo se apresentarem diabetes e hipertensão, por isso é importante mudar o estilo de vida e incluir uma dieta e hábitos saudáveis, independente da forma clínica (leve, moderada ou severa) da psoríase.

Amanda Montenegro Mestre

Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba-FCMPB