Saiba como alguns alimentos podem auxiliar na saúde da sua pele
Para envelhecer com saúde é preciso cultivar hábitos saudáveis, como manter uma rotina de atividades físicas e ter uma dieta balanceada para que seu organismo funcione bem. O que você come pode influenciar até mesmo na saúde e aparência da sua pele.
Os alimentos antioxidantes, em especial, são essenciais no combate ao envelhecimento da pele e podem ajudar também no controle de dermatites e outros problemas na pele.
Em níveis considerados normais, os radicais livres não fazem mal ao organismo. Eles são produzidos pelas células durante o processo de queima de oxigênio, mas quando aparecem em excesso podem ser danosos, além de acelerar o processo de envelhecimento e causando rugas e linhas de expressão.
Já os antioxidantes são uma espécie de protetores das células e tem ação anti-inflamatória, protegendo o material genético contra a oxidação e ajudando a reduzir os efeitos dos radicais livres.
Controlando doenças de pele
Por causa da ação anti-inflamatória, os alimentos antioxidantes podem ajudar a controlar algumas doenças da pele. Quem sofre com dermatites e ou apresenta vitiligo pode se beneficiar ao incluir comidas ricas com essa substância.
Alimentos ricos em vitaminas A, C e E, por exemplo, podem ajudar a controlar o vitiligo. Já a ação anti-inflatatória alivia os sintomas da dermatite, que causa vermelhidão e coceiras na pele.
Conheça alguns alimentos ricos em antioxidantes
Abaixo, listamos alguns alimentos antioxidantes que você pode incluir nas suas refeições para melhorar a saúde da pele e sua saúde de forma geral. Assim, você pode aliar os cuidados diários a uma dieta balanceada para ter a pele sempre bonita e com aparência jovem.
- Açafrão: Também conhecido como cúrcuma, contém compostos com ação anti-inflamatória e anti-idade.
- Alimentos ricos em selênio: Ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. Está presente nos peixes, cereais, ovos e castanha-do-Pará.
- Alimentos ricos em vitamina C: ajudam a retardar o processo de envelhecimento e participam na formação do colágeno. São encontrados na laranja, limão, acerola e vegetais verde escuro. Eles também contêm uma substância chamada bioflavonóides, que aumenta o tônus das veias.
- Azeite: Rico em gorduras monoinsaturadas, o azeite tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. Ele diminui o ressecamento da pele e ajuda na cicatrização e na redução de inflamações como cravos e espinhas.Prefira o extra virgem, com taxa de acidez inferior a 1%. Mas cuidado, porque também é um alimento muito calórico.
É importante reforçar que, apesar de oferecer benefícios, esses alimentos não substituem a avaliação e orientação de um dermatologista, que pode receitar tratamentos específicos de acordo com o caso de cada paciente.