COMO ANDA SUA AUTOESTIMA?

Você já acordou se sentindo para baixo, desmotivado (a), se olha no espelho e não está feliz consigo mesmo(a)? Você trabalha demais e não tem tempo de se cuidar? Usa a desculpa que não tem vaidade? Cuida de todos, das crianças, do(a) companheiro(a), da casa, dos pais e ainda trabalha dentro e fora de casa? Está fazendo aquele curso tão sonhado que lhe rouba todo e qualquer tempo? Está envolvido demais com o trabalho? Enfim, já parou para analisar como anda sua autoestima?

O Dicio – Dicionário online de português, define autoestima como “Qualidade de quem se valoriza, está satisfeito com seu modo de ser, com sua forma de pensar ou com sua aparência física, expressando confiança em suas ações e opiniões”.

Portanto, a autoestima é muito mais do que se achar bonito(a), reflete-se no bem-estar, na autoconfiança, no agir e no influenciar… e em muitos outros campos que não sou expert para enumerar, mas cada um(a) que ler vai encontrar na sua profissão e nas suas relações a importância e o reflexo positivo de uma autoestima equilibrada, na medida certa. Simmmm, pois o excesso pode ser perigoso e reduzir a capacidade do indivíduo de utilizar os 5 sentidos e a sensibilidade para se relacionar.

Voltando ao início, a falta de tempo hoje, é um problema de todos nós, o excesso de atribuições é pandêmico… o estresse, a ansiedade e a depressão, também.

Vou contar uma historinha rápida que me ajudou a repensar na necessidade de cuidar de mim, do meu corpo e da minha mente. Um dia, entre um suspiro e uma lamentação, uma amiga muito querida, puxou minha orelha (risos) e com autoridade de quem quer o bem, disse: “Antes de tudo, cuide de você! Para cuidar dos outros (familiares, amigos e pacientes), você precisa estar bem! E não é egoísmo, é por amor mesmo… Lembre-se, quando o avião está caindo a orientação é que coloquemos a máscara de oxigênio primeiro em nós, depois em quem está ao lado, mesmo que seja a pessoa que mais amamos nesse mundo, portanto, só poderá ajudá-la se você estiver respirando!”

Essas palavras ecoam na minha mente até hoje…

O cuidar de si pode incluir na sua rotina uma pausa, uma correção de postura, uma sessão de osteopatia semanal (meu sonho de consumo, kkkkk), uma ida ao salão, um “play” com os amigos, a prática de esporte, um check up, alimentação saudável, cuidados com a pele, por exemplo. Qualquer ação que venha demonstrar para você mesmo o quanto se ama e se cuida vai repercutir positivamente na sua autoestima, no seu desempenho e nas suas relações.

Antes de mais nada, se hoje acordou para baixo, pare, pense, faça uma autoanálise. Problemas todos temos, sendo assim, o que muda é a forma como enxergamos e a capacidade que desenvolvemos de lidar com eles e resolvê-los. A solução pode estar dentro de você. Então, não se vitimize, não caia no ciclo de reclamação/conformação. Se é o cabelo que não está bom, pinte, corte, escove, cuide! É o corpo que está fora de forma? Reformule a alimentação, exercite-se! Se a pele que não está legal, nem vou te falar a solução (risos)… 

Motive-se! Aja! Cuide-se! Invista no seu bem-estar!

Leia também

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados