TRATANDO O ENVELHECIMENTO DA PELE DE FORMA GLOBAL

No post anterior você entendeu como e porque ocorre o envelhecimento da pele e as alterações tridimensionais da face. Compreendeu que o processo de envelhecimento se dá em virtude de fatores intrínsecos (genéticos) e pode ser acelerado por fatores extrínsecos, relacionados  com o estilo de vida, hábitos e costumes de cada um. Com isso, compreendeu que os cuidados com a pele devem se iniciar desde cedo com a prevenção, conscientização e cuidado com as crianças para que evitem exposição solar excessiva, estimulando o uso de filtro solar, roupas de fotoproteção e óculos escuros. Medidas simples como essas além de prevenir o câncer de pele, ajudam a retardar o processo de envelhecimento da pele. 

De forma muito prática para ser fácil entender, dividi o tratamento do envelhecimento da pele em 4 pilares:

  1. Tratamento da pele para melhorar a textura, manchas e rugas finas. 

Nessa etapa, são prescritos produtos para cuidados diários e deve ter início o quanto antes com a ida regular ao Dermatologista. Você já se perguntou qual a idade ideal para a primeira consulta? Logo que se nasce (risos), achou cedo? Veja,  a pele é o maior órgão do corpo humano, existem várias dermatoses que podem surgir logo nos primeiros dias de vida, ou mesmo na infância e na adolescência, o Dermatologista é o especialista que orienta, cuida e trata da sua pele com propriedade de anos de conhecimento e estudo. Mas, voltando para o nosso assunto… Esse primeiro pilar no tratamento e prevenção do envelhecimento da pele envolve a indicação de sabonetes específicos para cada tipo de pele,  hidratantes, filtro solares, tratamento da acne (cravos e espinhas), prescrição de ácidos e despigmentantes (se houver necessidade), além de medicamentos e/ou suplementos orais (vitaminas, antioxidantes e colágeno). 

Para complementar os cuidados diários, dependendo da necessidade podem ser indicados também peelings, microdermoabrasão, luz pulsada, laser, LED, IPCAⓇ (Indução percutânea de colágeno), microagulhamento com ou sem drug delivery, MMPⓇ (Microinfusão de Medicamentos na Pele) e  intradermoterapia.

  1. Prevenção e tratamento de rugas dinâmicas.

As rugas dinâmicas são aquelas que surgem quando utilizamos os músculos da mímica facial para nos expressar, portanto aparecem quando sorrimos, choramos, contraímos a fronte durante momento de preocupação, indignação, contrariedade e vários outras circunstâncias… Esse pilar da abordagem terapêutica do envelhecimento é feito com a aplicação da  toxina botulínica cuja ação determina relaxamento da musculatura no local onde foi injetada impedindo a contração muscular e consequente  formação das rugas. Quanto mais expressiva é a pessoa, maior a chance de ter rugas dinâmicas mais precocemente. Não existe idade mágica e padrão a partir da qual se deve indicar a aplicação da toxina botulínica, a avaliação é individual, mas em geral as pessoas que utilizam muito a mímica facial, devem iniciar tão logo percebam este hábito, com o objetivo de enfraquecer a contração muscular e evitar o aprofundamento das rugas. É importante ressaltar que dependendo da profundidade da ruga, a pele apresenta um vinco (marca) que se assemelha aquele deixado por uma folha de papel dobrado, mesmo após desdobrar o papel,  a marca da dobra não desaparece, de forma análoga, mesmo após a aplicação da toxina botulínica o vinco pode persistir na pele, daí você entende porque os dermatologistas podem indicar a aplicação logo cedo. Portanto, nas pessoas que iniciam seus tratamentos mais tardiamente, podemos observar uma frustração pelo não desaparecimento completo da marca, sobretudo na região frontal e na glabela (área entre as sobrancelhas). Nesses casos, o tratamento pode ser complementado com a aplicação de Skinbooster (ácido hialurônico não reticulado) ou fios de PDO (Polidioxanona). Para saber mais sobre esses procedimentos clica em cima! 

  1. Reposição de volume e reestruturação da face.

Lembra do post anterior (se não leu, volta lá ou clica aqui) que expliquei que com o envelhecimento ocorre redução da gordura da face e alteração da forma dos ossos fazendo com que o rosto perca a forma triangular jovial e fique com aspecto de “sorvete derretido” e  com a forma quadrangular? Pois bem, nessa etapa do tratamento, iremos repor o volume perdido e reposicionar as estruturas que estão fora do lugar (que deslizaram), com objetivo de dar um aspecto à face mais jovem e menos cansada. Para essa finalidade são utilizadas técnicas de preenchimento com ácido halurônico e reestruturação, como MDCodesⓇ e Delta LiftingⓇ (para saber mais sobre essas técnicas, clica em cima) que podem ser usadas de forma isolada ou combinada, com aplicação programada, estudada e individualizada para cada necessidade. Qual técnica você deve escolher? Não se preocupe, seu Dermatologista de confiança vai fazer isso para você. Não existe técnica melhor que outra! As duas podem ser combinadas para otimizar os resultados, diminuir o número de seringas necessárias o que implica em redução do custo do procedimento, evitar exageros e uma desarmonização facial. Em algumas pessoas é necessário incluir na programação, para um resultado ainda melhor, a aplicação de fios de sustentação, que como o próprio nome remete, ajuda a sustentar e reposicionar estruturas faciais que se deslocaram com o envelhecimento. 

  1. Tratamento da flacidez.

A redução da produção do colágeno (estima-se que ao longo da vida adulta ocorra uma redução de 1% ao ano), a desorganização das fibras colágenas da pele, bem como a redução do número e diâmetro das mesmas (fibras de colágeno) são responsáveis pelo surgimento da flacidez cutânea no processo de envelhecimento da pele. Portanto, não há como falar em prevenção e tratamento de envelhecimento sem intervir estimulando a produção de colágeno. Os melhores resultados são conseguidos com a aplicação de substâncias que aumentam a produção de colágeno pela pele, são os chamados bioestimuladores (ácido polilático, hidroxiapatita de cálcio e caprolactona). Como as características genéticas de cada indivíduo, associadas ao estilo de vida são determinantes para a velocidade do aparecimento da flacidez da pele, não há uma idade padrão para iniciar a aplicação de bioestimuladores. Se você tem dúvida, questione ao seu Dermatologista se já não é hora de começar!  Os resultados do estímulo de colágeno podem ser otimizados se for associado ao ultrassom microfocado (UltraformerⓇ ou UltheraⓇ) que pode ser realizado antes, no mesmo dia ou um tempo depois a depender da programação terapêutica que deve ser individualizada. Tanto os bioestimuladores como o ultrassom microfocado podem ser utilizados na face, pescoço e áreas corporais.  Se além da flacidez, há também uma gordurinha sobrando, o tratamento dessa gordura localizada deve fazer parte do plano terapêutico, antes mesmo da bioestimulação do colágeno. 

Deu para perceber que a Dermatologia Cosmiátrica evoluiu muito nos últimos anos, não é? Existem tratamentos que podem ser oferecidos, indicados e ajustados conforme a necessidade de cada pessoa, preservando a identidade de cada indivíduo, melhorando a auto-estima e a autoconfiança, trazendo bem estar e felicidade consigo mesma!

Obrigada por ter lido até o final, se você gostou, se acha que um amigo vai gostar, se vai ajudar a entender melhor o tratamento do envelhecimento da pele, compartilha….

  Um abraço e muita paz!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts relacionados